Disciplinas Técnicas

Programação e Sistemas de Informação

A disciplina de Programação e Sistemas de Informação, vulgarmente designada por PSI, integra a componente de formação técnica dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de técnicas de programação e desenvolvimento de sistemas informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área.

Redes de Comunicação

A disciplina de Redes de Comunicação visa dotar os jovens das ferramentas, tecnologias e técnicas que possibilitem instalar, configurar e efetuar a manutenção das estruturas de redes locais, assim como desenvolver, configurar e monitorizar Sistemas de Informação que necessitam dessa infraestrutura para o seu correto funcionamento, já que atualmente a indisponibilidade destas infraestruturas, ou dos serviços ou dos recursos, que as usam implicam prejuízos importantes

Sistemas Operativos

O sistema operativo é, em qualquer sistema de computação de uso genérico, um componente fundamental, cujas características serão preponderantes na forma como esse sistema vai ser utilizado e no tipo de aplicações que poderá suportar. Genericamente, o objetivo da disciplina de Sistemas Operativos, vulgarmente designada SO, é precisamente o de fazer uma introdução aos conceitos fundamentais utilizados na conceção dos sistemas operativos modernos.

Arquitetura de Computadores

Esta disciplina com uma finalidade marcadamente formativa e profissionalizante pretende que o aluno adquira conhecimentos sobre a estrutura e organização de computadores e microprocessadores. Estes conhecimentos são úteis para escolher, especificar e configurar eficientemente as máquinas disponíveis. Na posse destes conhecimentos, os alunos poderão entender e acompanhar as constantes e rápidas evoluções tecnológicas de modo a manterem-se permanentemente atualizados.